1 de outubro de 2017

Como funciona o programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA)?

A Educação de Jovens e Adultos, conhecida pela sigla EJA, é uma modalidade de ensino voltada para auxiliar as pessoas que, pelas mais diversas razões, não tiveram acesso ou possibilidade de concluir o ensino regular na idade adequada. Por isso, essa modalidade surgiu no Brasil como uma proposta para acabar com o analfabetismo e está presente nas diretrizes educacionais.

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 50% dos brasileiros com 25 anos ou mais ainda não conseguiram completar o Ensino Médio até 2015. Portanto, por mais que o EJA venha contribuindo para erradicar esse quadro da realidade educacional brasileira, ainda há muito o que avançar.

Conheça mais sobre as suas opções existentes para concluir os estudos.

Quais alternativas você tem com a Educação de Jovens e Adultos?

 EJA Presencial

A forma tradicional da EJA é feita presencialmente e no período noturno. A idade mínima para fazer o EJA Ensino Fundamental é de 15 anos. Já para cursar o EJA Ensino Médio é preciso ter pelo menos 18 anos.

A duração do Ensino Fundamental na EJA presencial é de dois anos letivos, organizados em quatro semestres. Já o Ensino Médio terá duração de um ano e meio, dividido em 3 semestres.

EJA no sistema prisional

O Estado brasileiro também deve oferecer o EJA para as pessoas que estão em privação de liberdade no sistema prisional.  As aulas são vinculadas a escolas estaduais e são ministradas dentro dos presídios.

EJA a Distância

A modalidade de Ensino a Distância, ou EAD, é uma alternativa para quem já encontrou dificuldades em cursar o ensino regular anteriormente. O aprendizado é mediado pelas tecnologias, assim as aulas podem acontecer sem que professores e alunos estejam no mesmo espaço físico.

EAD permite mais flexibilidade e liberdade para estudar no seu próprio ritmo, dedicando os seus horários livres para os estudos. Assim, não é necessário cumprir uma carga horária presencial todos os dias, umas das questões que influenciam na evasão escolar.

Estudar na modalidade a distância não é necessariamente mais fácil. As diretrizes curriculares, os temas e os conteúdos de disciplinas são os mesmos que a modalidade presencial. De qualquer maneira, tempo e dedicação aos estudos são fundamentais em qualquer modalidade de ensino.

Ainda tem dúvidas sobre o EJA EAD? Deixe suas dúvidas nos comentários.

EJA ,
One Comment
  1. […] Você conhece a EAD? É a sigla para Educação a Distância, uma modalidade de ensino que é uma alternativa para estudar online. Possibilita mais liberdade e flexibilidade para estudar, no seu próprio ritmo, utilizando seus horários livres. O aprendizado é mediado pelas tecnologias e pode ser feito de qualquer lugar. Entenda mais sobre como funciona o EJA EAD. […]

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Text Widget

O Curso Supletivo é um portal da Internet para interação entre candidatos que desejam fazer o curso de Ensino de Jovens e Adultos (EJA), a distância, e as instituições de ensino que ofertam esses cursos.

Através do portal, o candidato poderá se informar sobre como funciona o curso supletivo a distância e as cidades polos onde poderá realizar os exames.

Nosso objetivo, portanto, é auxiliar tanto os candidatos que procuram iniciar o curso supletivo a distância, quanto as instituições que oferecem esses cursos.