Blog

1 de junho de 2018

Quem fez curso supletivo EAD pode fazer curso técnico ou faculdade?

Quem está considerando iniciar um curso supletivo EAD sempre tem muitas dúvidas. Muitas delas giram em torno da validade do diploma e se é possível continuar os estudos após concluir o ensino médio nessa modalidade. Estamos aqui para ajudar a esclarecer algumas dessas questões.

O que é o curso supletivo EAD?

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) também é conhecido como curso supletivo. Já EAD (Educação a Distância) diz respeito à modalidade de ensino utilizada. Curso supletivo EAD, portanto, é a forma como será feita a conclusão do ensino médio para obtenção do ensino médio – mediada pelo uso da internet, com mais liberdade e flexibilidade para os estudantes fazerem seus próprios horários.

Qual a validade do diploma do curso supletivo EAD?

O diploma oferecido para quem concluir um curso supletivo na modalidade EAD tem a mesma validade que a modalidade presencial regular. O Ministério da Educação (MEC) reconhece da mesma forma, conforme a Lei de Diretrizes e Bases (LDB). Portanto, o Curso Supletivo oferecido pelo Centro Educacional Aprendiz é reconhecido pelo MEC e, também, autorizado pela Conselho Estadual de Educação através da Portaria CEE-MG nº 511/2018.

Posso fazer um curso técnico ou uma faculdade depois?

Claro que sim! Como afirmamos anteriormente, o diploma conquistado por quem conclui o curso supletivo na modalidade EAD é o mesmo da modalidade presencial tradicional. Não existe diferença de valor e reconhecimento.

Você pode se matricular em cursos técnicos e faculdades normalmente, tanto na modalidade presencial como na EAD.

Você pode sim prestar vestibular e entrar normalmente com o seu diploma conquistado pela modalidade EAD.

Terei mais dificuldade por ter feito um curso supletivo?

Essa é uma dúvida sincera que muitas pessoas têm mas que são baseadas em noções equivocadas sobre o curso supletivo EAD. A modalidade a distância não é “mais fácil” do que a modalidade presencial. Da mesma maneira, o estudante também faz trabalhos e provas; notas mínimas também são exigidas. É importante frisar também que o conteúdo programático é o mesmo do ensino médio presencial e regular: você estuda as mesmas coisas. Tempo de estudos, dedicação e focos no objetivo são essenciais para os estudos, independente da modalidade.

O que muda é que a modalidade EAD permite que você tenha mais liberdade e flexibilidade para estudar nos seus próprios horários, tento um ritmo diferente do tradicional que exige a presença física no mesmo local e horário durante os dias da semana.

Quando você prestar um vestibular e passar, você pode se matricular normalmente. Todos agora são estudantes do ensino superior, sem distinção. Você já foi avaliado para conquistar esse espaço. Ao concluir sua graduação, o diploma é o mesmo que seus colegas receberão, com a mesma validade perante o MEC.

Então, vale a pena fazer o ensino médio na modalidade EAD?

Com certeza vale! A oportunidade que você precisa para conquistar seu diploma do Ensino Médio e seguir com seus objetivos. Acesse a página e faça sua matrícula.

Você pode consultar nossa seção de Perguntas Frequentes para tirar mais dúvidas.

Supletivo , , ,

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Text Widget

O Curso Supletivo é um portal da Internet para interação entre candidatos que desejam fazer o curso de Ensino de Jovens e Adultos (EJA), a distância, e as instituições de ensino que ofertam esses cursos.

Através do portal, o candidato poderá se informar sobre como funciona o curso supletivo a distância e as cidades polos onde poderá realizar os exames.

Nosso objetivo, portanto, é auxiliar tanto os candidatos que procuram iniciar o curso supletivo a distância, quanto as instituições que oferecem esses cursos.