A Educação de Jovens e Adultos (EJA), conhecida antigamente como Supletivo, é uma modalidade de educação voltada para reinserir estudantes que não tiveram oportunidade de estudar no tempo regular desde a infância ou que, quando iniciaram esse processo, por inúmeros fatores como reprovações e retenção escolar, acabaram saindo da escola, aumentando os índices de retenção escolar.
Surgiu no Brasil para combater o analfabetismo e oferecer novas possibilidades profissionais e pessoais através da conquista do diploma do ensino fundamental e médio.
Como forma de acelerar o processo, a modalidade presencial da EJA permite que cada ano do Ensino Fundamental regular possa ser concluído em um semestre escolar, completando duas séries a cada ano. Já no Ensino Médio EJA, o primeiro ano é feito no mesmo período que o regular; o segundo e o terceiro ano podem ser concentrados em apenas um ano.
A EJA na modalidade a distância, por sua vez, pode ser uma alternativa para quem não tem os horários disponíveis para frequentar as aulas, normalmente à noite, e precisa de mais flexibilidade e liberdade para estudar.